<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10621347\x26blogName\x3dPrograma+Brasil\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://programabrasil.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://programabrasil.blogspot.com/\x26vt\x3d-3888665757378218666', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
 

Especial phpConference Brazil

Procure uma matéria no blog

Matérias recentes

Novidades sobre a CONISLI 2007
CONISLI 2007
Meshups, o futuro da internet!
Helo 3, Pule e acabe com a briga!
Como patentear um software
Photosynth e Seadragon, a carta na manga da Microsoft
Seguranca é da responsabilidade de todos
iPhone, Palm Foleo e Surface, a evolução ainda est...
Quando o banco para o administrador entra em crise
Entendendo Model-View-Control (MVC)

Assine a newsletter programabrasil
- Todo vez que tiver um post você
receberá um email informando um
pouco mais do assunto discutido.
Powered by groups.yahoo.com

Apoio

idéias.ual Soluções WebBased
Breaking News Systems
Google analytics
Blogger.com
feedburner.com

Links

Blog do Arthur Furlan
Next Generation Center
 
http://www.programabrasil.blogspot.com/
Tecnologia, econômia e história, tudo discutido da maneira mais descomplicada possível com um foco mais realista para o mundo moderno.
ProgramaBrasil.blogspot.com
 

 
gOS, gPhone e nosso mais novo Sistema Operacional, o Android

Resenha:
Google lança seu primeiro sistema operacional, o Android, um sistema para Celulares. Tivemos também um hype sobre o gOS, mas este ...


Dissertação:
No início do mês tivemos diversas noticias sobre o suposto Sistema Operacional do Google, isto aconteceu graças a um grupo de pessoas que criou uma distribuição Linux que teria como objetivo divulgar diversos sistemas Google, como o gmail, o orkut, o Google Docs e outros. Porem apesar do sistema com o nome gOS (www.thinkgos.com) utilizar diversos aplicativos desenvolvidos pelo Google como chamariz além do nome, que ficou muito ligado ao Google, ele não possui nenhuma ligação com a empresa Google, ele não foi desenvolvido pela equipe do Google, ele não é disseminado pelo Google, é apenas uma distribuição Linux.

Na verdade o gOS teve um lugar ao sol graças aos anúncios do Google referentes ao projeto gPhone, o mercado estava especulando alguns contratos do Google com empresas como Nokia e Ericsson na expectativa de que a empresa estaria planejando desenvolver uma espécie de hardware padrão para telefonia móvel, após alguns meses de expectativa finalmente o sistema foi apresentado ao publico. Batizado de Android o projeto gPhone foi descrito como uma distribuição Linux com diversas implementações da equipe do Google que o faziam diferente de um Linux, como o Opie. O Android será uma platarforma de telefonia de código aberto suportado pela empresa Google.

O projeto gPhone tem como objetivo fazer com que a tecnologia da telefonia móvel esteja mais acessível ao povo, assim como o Linux fez com o Sistema Operacional. Juntamente com o Android o Google disponibilizou um SDK especifico para o projeto e junto com ele um premio de 10 mil dólares para pessoas que desenvolverem softwares de boa qualidade para a plataforma. Para ter sucesso nesta empreitada o Google fundou o grupo Open Headset Alliance (www.openhandsetalliance.com) que será um grupo aberto com o objetivo de desenvolver softwares para a plataforma Android.

O projeto é muito interessante e quebrará barreiras. Alguns celulares com baixo poder de processamento devem ganhar uma sobrevida, porem para o momento nada irá acontecer, aparelhos, como o iPhone e o Prada da LG, terão uma opção de sistema operacional à mais e em tempo o Android pode vir a apresentar evoluções no mundo Open Source que irá exceder a expectativa do mundo corporativo e abrir novas portas para novos produtos, desenvolvedores de sistemas de ERP, p. ex., poderão desenvolver à um preço muito mais acessível códigos que interajam diretamente com seus programas.

Alguns links
Android at Google Code
Cadê o meu Gphone?
Open Headset Alliance

Vídeos
Android Demo
Androidology - Part 1 of 3 - Architecture Overview

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

 

Responsável: Ricardo Striquer Soares

Técnico em processamento de dados com mais de 15 anos de experiência é autor de diversos softwares, tanto desktop quanto webbased. A cinco anos é empresário do ramo de tecnologia sendo um dos sócios da empresa idéias.ual (http://www.ideiaspontual.com/), o que lhe possibilitou participar e gerenciar vários projetos de desenvolvimento, instalação, configuração e integração de sistemas.
mail: ricardo at newyork dot com | Curriculum em PDF